segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Você aceita um chá?

Olá meninas!
Aqui no Brasil não existem regras para o famoso chá das cinco. Com a mistura de culturas e etnias, cada um toma o seu chazinho da maneira que achar correta, e ninguém interfere nisso (ainda bem!). Mas em certos lugares não é bem assim que funciona. O chá (ou o mate) pode ser encarado como um ritual que deve ser respeitado, e fugir das regras pode não pegar muito legal. Se você não quer fazer feio em suas viagens ao redor do mundo, encontrei uma reunião dos hábitos comuns sobre como consumir o chá em diversos países através do Tumblr.
Pra ter um ideia, os britânicos estão acostumados a acrescentar leite no seu chá, e se quiser fazer a fina basta apoiar a colher no pires no mesmo sentido da asinha da xícara. Já na Argentina é quase uma ofensa mexer o seu chimarrão (o mesmo vale para o sul do Brasil), que deve ser tomado sem adição de açúcar e bem quente.
No mercado do Marrocos todos os preços das mercadorias podem e devem ser negociados, mas não durante o chá. Enquanto você saboreia a sua bebida os assuntos de negócios devem ser pausados e discutidos depois. Na China você agradece a pessoa que te serviu dando dois tapinhas com os dedos na mesa, e na India você pode até estar morrendo de vontade de tomar chá, mas é educado recusar a oferta e aceitá-la só depois da insistência de quem te oferece.
Bom, tome o seu do jeito que você mais gosta!
Beijão
Cláudia








(fonte:juliapetit.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário