segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Vamos fazer uma horta?

Olá meninas! Vamos fazer uma horta em vaso?

Segue matéria do site Decoratividade.com:


Para começar, você deverá decidir quanto de espaço irá ocupar, e assim poderá escolher a quantidade de vasos suficiente. Os vasos devem ter em média 20cm de altura, e você poderá escolher jardineiras ou vasos redondos, de acordo com o espaço que tem.
Em seguida é hora de escolher as plantas que você irá cultivar nos vasinhos. Prefira comprar as mudas ao invés de plantar com sementes, pois assim poderá colher mais rápido além do cultivo ser mais fácil. Escolha os temperos que prefere e mais usa, e se conhecer pessoas que cultivem hortas de temperos também uma boa ideia é pedir mudinhas para começar a sua.
Algumas sugestões de plantas que você pode cultivar são: orégano, salsinha, cebolinha, manjericão, pimenta, coentro, manjerona e ainda hortelã e erva-doce, além de outras que quiser.
Os itens que você precisará ter são os vasos (com drenos), as mudas, as ferramentas que podem ser compradas em kits para jardinagem, além de um material para drenagem (podendo ser pedra brita, argila expandida ou pedaços pequenos de tijolo ou telha), manta para drenagem ou areia, um substrato e para finalizar se quiser pedrisco ou casca de pinus.
preparação do vaso é simples: no fundo do vaso coloque a argila expandida ou outro material de drenagem, por cima adicione a manta ou areia, e em seguida coloque o substrato. Para plantar, faça uma cova no substrato e retire a muda do vasinho onde veio com cuidado, colocando ela na cova e cobrindo com o substrato até a altura da base. Se quiser usar pedrisco ou casca de pinus, coloque em seguida. Por fim regue a muda sem encharcar.
Depois de fazer isso com todas as mudas é só colocar os vasos em um lugar com luz solar, pois esse fator é importante no crescimento das plantinhas, e regar uma vez ao dia, tendo cuidado para não regar demais (verifique colocando a mão na terra e vendo se ainda está úmida, e se estiver, não regue).
Se for usar adubo escolha os de origem orgânica como húmus, evitando adubos químicos. Agora é só cuidar da sua horta de temperos com carinho e terá sempre temperos frescos para usar e deixar suas receitas deliciosas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário