quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Verão!


Bom dia, galera!

Dia lindo, céu azul, calor! Excelente para esticar no sol, certo? Errado!

Eu sei que todo mundo tá careca de saber, mas mesmo assim resolvi colocar uma matéria sobre os perigos do sol. Eu mesma que já tirei mais de 20 pintas, todo dia olho para o sol e penso: ah! Só um pouquinho não mata. Mas mata sim! Meu médico me perguntou se eu gostaria de ser avó. Claro que respondi que sim. Então ele disparou: Cláudia, saia já do sol!!

Confesso que não é fácil, sempre adorei tomar sol, ainda mais que nessa temporada tem um monte de gente bronzeada e eu parecendo uma lagartixa. As revistas e propagandas lotadas de gente magra e bronzeada. Em relação a magra, fica para um outro dia, agora bronzeada não vai dar para eu ficar. Nem eu e nem ninguém seria o ideal. Mas vou cuidar de mim, assim eu posso cuidar da minha família que amo tanto. Aprendi isso com a Iná!

Então escolhi uma matéria do uol, para dividir com vocês. Aí vai:




Além do envelhecimento da pele, o excesso à exposição solar, segundo relatório a OMS (Organização Mundial de Saúde), causa cerca de 60 mil mortes por ano, em todo o mundo. Estima-se que mais de 90% da carga global de doenças como melanoma e outros cânceres de pele seja causada pela exposição à radiação ultravioleta, UV.
Filtro solar até em dia nublado
Risco este que, segundo o dermatologista Guilherme de Almeida, pode ser evitado com a adoção de medidas preventivas, tais como: evitar a exposição à luz solar nas horas em que o sol é mais intenso (entre 10h e 16h), usar chapéu/ boné, óculos escuros com lente que tenha proteção, filtro solar com no mínimo fator 15 (ou mais alto, caso a pele seja clara ou sensível). Os raios solares são invisíveis, por isso, os filtros solares devem ser usados, inclusive, nos dias nublados, pois cerca de 40 a 60% da radiação solar atravessa as nuvens.
Pessoas com pele oleosa ou com tendência a espinhas devem usar filtros “oil free”, livres de óleo, ou gel para evitar que as glândulas fiquem mais entupidas e haja um agravamento da acne.
Pacientes com manchas escuras (Melasma ou Cloasma), devem ter cuidado redobrado com o sol, e usar Filtros com FPS de 45 a 60, pois são sensíveis a quantidades mínimas de ultravioleta.
Mitos e verdades
Queimaduras solares freqüentes durante a vida predispõe ao câncer de pele.

Verdade. O sol em excesso causa alterações no DNA das células, aumentando o risco de desenvolver câncer de pele.

Mesmo não estando na praia, devo usar protetor solar

Verdade. Ele deve ser usado diariamente. O sol acelera o envelhecimento, pois causa uma desestruturação no colágeno da pele, substância responsável por manter a pele jovem.
Manchas e pintas na pele sempre tem relação com o sol

Em parte. É preciso fazer uma investigação em cada paciente. Depende da predisposição genética da pessoa ou até com alterações hormonais, como o uso de anticoncepcionais e a gravidez. Mas o sol tem uma contribuição importante para o surgimento de manchas. O sol sem proteção ativa a melanina da pele,
o que acaba causando manchas e sardas.
Pele bronzeada é sinônimo de pele saudável

Mito. Ao contrário do que muitos pensam, a pele bronzeada está, na verdade, criando uma defesa. Com o sol em excesso, as células começam a produzir
mais melanina com o objetivo de proteger a pele.
Pessoas negras não precisam usar protetor solar

Mito. Apesar de a pele negra ser mais resistente – por ter uma quantidade maior de melanina – ninguém está livre do câncer de pele. Por isso o protetor deve ser usado sempre, e o fator mínimo de proteção é o 15.
O número do protetor solar tem relação com a cor da pele

Mito. Independente do tipo de pele, deve-se usar sempre protetor solar de no mínimo FPS 15 ou maior. FPS é a abreviação de fator de proteção solar, e significa que, usando um filtro com FPS 15, a pele levará 15 vezes mais tempo para ficar vermelha do que sem proteção. Peles claras e pessoas ruivas exigem maiores cuidados, pois são mais propensas ao câncer de pele. É importante lembrar que o protetor deve ser passado em quantidade generosa por todo o corpo 30 minutos antes da exposição solar.
Lâmpadas fluorescentes também fazem mal para a pele

Verdade. Esse tipo de luz também emite raios ultravioletas. Por isso, se a pessoa fica muito tempo em um ambiente com essa luz ou muito próxima, é recomendável usar o protetor solar.
Protetores físicos como bonés e guarda-sol substituem o protetor

Mito. Eles devem sim ser usados, mas como um complemento ao protetor solar. É ideal que o guarda-sol seja grosso para bloquear bem a passagem do sol. 
Não podemos deixar de proteger as orelhas, os olhos e os lábios (há protetores específicos para essa região que não devem ser dispensados).

Espero que tenham curtido, embora sei que estão fazendo careta pra mim rsrsrs

Beijão

Cláudia

Nenhum comentário:

Postar um comentário