Aprendendo a
aprender com tudo e com todos
Abaixo estão os itens que pretendo por em discussão hoje e
que, como você já deve saber, são do primeiro post aqui do blog da Cláudia,
intitulado “Aprendendo a rir de si mesmo”.
Você já descobriu que mesmo que elas (as
pessoas) não concordem com você, poder expressar-se faz a diferença. Item
quinze do primeiro post.
Você já descobriu que uma pessoa mais
nova pode te ensinar muito. Item dezesseis do primeiro post.
Você já descobriu que uma pessoa mais
velha pode te ensinar muito. Item dezessete do primeiro post.
“Há algum tempo a orientaçãopara os jovens era ouvir os mais velhos, pois eram mais sábios; atualmente aorientação para os mais velhos é de ouvir os mais jovens, pois são mais inteligentes”.
Vá no link acima para ler o texto completo.
O texto do link acima faz uma análise
divertida a respeito das orientações que temos sobre os modelos que devemos
usar para nos moldarmos e nos definirmos em nosso desenvolvimento aqui nessa
vida.
Minha opinião, embora concorde com o
aspecto específico que o texto linkado fala, é de que: aprender nós aprendemos
com tudo e com todos. A questão que se coloca aqui é: saber olhar onde está a possibilidade de aprender.
Você já deve estar cansada/o de me ver
escrever sobre nossas emoções. É lógico que vou continuar escrever sobre isso,
inclusive porque aprender está muito ligado a todas as emoções que sentimos
quando pensamos em admitir que uma pessoa mais jovem ou mais velha possa nos
ensinar algo.
Culturalmente, concordemos ou não,
dividimos as pessoas em castas. Atribuímos qualidades a elas. Mesmo com relação
a nós, situamo-nos em determinados patamares de cultura, educação,
conhecimento, etc. e, comumente fazemos isso usando os outros como parâmetro.
Comentários do tipo: fulana é chata,
desagradável, irritada, fofoqueira, cicrano é inteligente (ou nerd como é usado
hoje), tem conhecimento, é metido, arrogante, beltrano é tímido, alegre,
piadista, legal, etc, são comuns no nosso discurso do dia a dia.
Em primeiro lugar, a recomendação que
faço é que você olhe para você e se pergunte, como e por quais razões formou tais opiniões sobre você e sobre os
outros.
Pergunte-se depois se não pode expandir essas atribuições sobre você e sobre os outros,
isto é: achar mais alternativas.
Explico melhor: quando rotulamos uma
pessoa ou a nós mesmos, normalmente o
mais difícil é depois disso fazermos uma mudança a esse respeito.
O mais comum, quando nos olhamos no espelho
ou enxergamos pessoas ou entramos em determinados ambientes é normalmente
repetirmos as mesmas sensações do momento em que determinamos tais rótulos.
Isto é: trazemos o conceito que fizemos à consciência e passamos a agir de
acordo com esse conceito.
Para aprender alguma coisa precisamos nos
livrar dessa fixação em conceitos prontos (ou firmados em determinada época) e
tentarmos ampliar tais conceitos. É preciso que questionemos a nós mesmos e
busquemos mais alternativas para acrescentarmos qualidades a nós e aos outros.
Não estou propondo aqui o “modelito
Polliana” não!
Não estou propondo ampliarmos nossos
conceitos para achar só coisas boas nas pessoas. Não! Se negarmos as coisas
chatas que vemos estaremos boicotando a nós mesmos e mentindo para nós mesmos.
Muitas vezes, nesse processo de
ampliarmos nossa forma de olhar, se formos sinceros, acabamos por acrescentar
mais deméritos aos já fixados antes. A questão é que, independente da
interpretação moral do fenômeno, (grosseiramente definindo, interpretação moral
do fenômeno pode ser entendido como os conceitos de bom ou ruim) podemos dizer
que aprendemos. Com certeza aprendemos!!
“Não existem fatos, apenas interpretações.”
Friedrich Nietzsche
Agora você parte para definir a utilidade,
validade, benefício, dessa aprendizagem. E tem mais: não pode parar por aí
senão, vai tornar a se fixar em uma forma de ver as coisas e fincar raízes e
cortar o aspecto dinâmico que todo ser humano tem por princípio.
Aprender a aprender com tudo e todos é
sem dúvida uma experiência deliciosa.
Você se empenha em observar muito mais as
coisas a sua volta, empenha-se em procurar alternativas para os seus conceitos
presentes, e empenha-se em modificar suas emoções (quando prejudiciais).
Volta-se muito mais para si mesmo no
sentido de entender-se, melhorar. Com isso, desenvolve também aquilo que chamo
de auto-observação, que é muito bom...
Como sempre comento com você, também o
aprender implica em paciência, insistência, perseverança de sua parte.
Já é tempo de cuidarmos de nós mesmos e
insistirmos nesses processos de aprendizagem para o nosso bem estar e
consequentemente para todos que vivem à nossa volta.
Vamos lá! Anime-se que você só tem a
ganhar com essa dedicação.
Abraços, até a próxima semana.
Iná
Équilibré Cursos e
Treinamentos
Rua Dr. Antônio
Frederico Ozanan, 309, Limeira, SP. CNPJ: 14.057.242/0001-26
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