quinta-feira, 10 de maio de 2012

Trabalho e felicidade andam juntos!

Oi!! Todo mundo aqui sabe que sou administradora de empresas, e exerço essa função em mais de uma. Eu adoro o que eu faço, sou totalmente apaixonada pelo trabalho. Sabe a workaholic que no meio da noite tem uma ideia para melhorar isso ou aquilo?  Ou no meio da viagem tem algumas ideias e tem que anotar? Pois é, eu sou assim. E ensino para meus filhos que trabalho não é sacrifício, é prazer, porque senão você pode até ganhar bem, mas não será feliz. Jamais vou fazer algum trabalho, se algum dia eu levantar e pensar: Putz, tenho que ir pra lá agora. Nessa hora, vou ter a coragem de mudar de rumo. E garanto que já tive. Sei que você aí pode estar falando: fácil falar, o difícil é fazer. Realmente não é fácil, mas garanto que vale muito a pena! Mas, meu desejo aqui é somente dividir as minhas opiniões e minhas experiências com vocês, nada profissional, apenas um bate papo. O que eu quero falar é que independente do setor que eu trabalhe, eu sou uma administradora, então sou apaixonada por tudo que envolve a área. Quem me indicou esse site, foi a Iná, adorei, tem ótimas dicas e sou da opinião que se sabemos de alguma coisa bacana, vamos dividir. O site é www.saiadolugar.com.br, sugestivo né? E na íntegra uma matéria que adorei, espero que gostem também. Antes uma piadinha: Estava eu falando para meus dois filhos pequenos, que trabalho é prazer e bibobobobo, o menor virou pra mim e perguntou: Mãe, sabe quem é a única pessoa que trabalha se divertindo: o palhaço!!

3 passos para encontrar a felicidade no trabalho:


Felicidade e trabalho são palavras dificilmente encontradas na mesma frase. Porém, te garanto que é possível trabalhar em algo que te torne uma pessoa realmente feliz. Se foi possível pra mim, é possível pra você.
Ainda digo mais! É possível ganhar dinheiro e ser feliz ao mesmo tempo. E digo mais ainda! Se você não tem paixão pelo seu trabalho, dificilmente alcançará o sucesso profissional e financeiro.
Para representar essa situação, gosto muito do diagrama abaixo, do consultor Bud Caddell.
Diagrama da felicidade no trabalho
O que você quer fazer?Não sou ingênuo ao ponto de achar que é possível fazer qualquer coisa, desde que você tenha perseverança. Mas tenho certeza absoluta que com certo esforço você consegue ir muito mais longe do que imagina.
O maior problema das pessoas é não saber o que realmente querem ou desistir sem nem tentar. Vale a pena lembrar uma das 6 lições de Madonna sobre como construir uma marca:
“Muitas pessoas têm medo de dizer o que querem. Por isso que elas não conseguem.”
Lógico que só saber onde você quer chegar não é suficiente, mas sem isso não é possível chegar a lugar nenhum. Sabendo o que você quer, você já fica na frente de 83,47% dos seus concorrentes.
Pelo que as pessoas te pagariam para fazer?Convenhamos, ter dinheiro pra pagar o leitinho das crianças não faz mal a ninguém. Muito mais importante do que status, poder e outras coisas gananciosas, dinheiro (se bem usado) te dá tranqüilidade e tempo para aproveitar a vida.
Em termos técnicos, existe mercado para o que você quer fazer? Seja uma análise de mercado da sua empresa ou saber se o mercado de trabalho valoriza o que você gosta de fazer, entender como você vai se sustentar da sua atividade é fundamental.
O que você faz bem?Se ainda não ficou claro, esse fator está em último por um motivo muito simples: é o mais fácil de desenvolver!
Na verdade não chega a ser fácil, já que leva tempo exige esforço, mas o ponto é que não há segredo. Para aprender algo, você precisa treinar muito. Simples assim.
Conclusão: A união desses 3 fatores te dará equilíbrio na sua vida profissionalTalvez você pense “Ah, isso tudo é muito óbvio!”. Mas então eu te peço que pare por um momento e reflita sobre esses pontos:
  • Eu realmente sei onde eu quero chegar?
  • Como faço para me sustentar fazendo o que eu gosto?
  • Onde estou agora, estou ganhando as habilidades necessárias?
Abraços,
Millor Machado (muito feliz com o trabalho, mas feliz mesmo com a volta do Baêa à série A)
Obs.: Esse artigo foi patrocinado pela Anhembi Morumbi. O que significa que recomendamos seu curso como um exemplo, mas não há interferência no conteúdo do artigo. Confira nossa forma de trabalhar com posts patrocinados no artigo Conteúdo útil para empreendedores em primeiro lugar.


2 comentários: