domingo, 8 de abril de 2012

Pinacoteca e MAM entram para o Google Art

Pinacoteca

MAM
A Pinacoteca do Estado e o MAM-SP (Museu de Arte Moderna de São Paulo) passam a integrar uma lista privilegiada de museus internacionais que compõem o Google Art Project (projeto de arte Google), como a Tate, de Londres, e Reina Sofía, em Madri.
Até agora, faziam parte da iniciativa 17 instituições de todo o mundo. O anúncio oficial da segunda fase, que inclui os brasileiros, será feito na próxima terça-feira, em evento na Pinacoteca.
Lançada há cerca de um ano, a iniciativa do Google (googleartproject.com) permite que internautas realizem viagens virtuais em galerias desses museus ou observem uma seleção de obras com a resolução espantosa de até 7 bilhões de pixels.
A visita às galerias ocorre graças à tecnologia Google Street View, ferramenta que permite "andar" virtualmente por ruas de centenas de cidades do mundo.
Segundo o site do Google, não há uma curadoria da empresa na escolha das salas e obras selecionadas, cabendo aos museus a decisão do que apresentar.
No caso da Pinacoteca do Estado, segundo a Folha apurou, será possível visitar virtualmente o acervo da instituição, no segundo andar de sua sede (no centro de SP), recentemente renovado.
Já o MAM-SP, que não possui espaço permanente para sua coleção, irá disponibilizar uma visita ao 32º Panorama da Arte Brasileira, realizado entre outubro e dezembro do ano passado.
Em ambas as instituições, obras do acervo estarão também disponíveis em grandes formatos.

Alguns museus já participam do projeto Google Art:
-MoMA ( Nova York)
-Museu Kampa ( Praga, República Tcheca)
-Palácio de Versalhes(Versalhes, França)
-Museu Vang Gohg(Amsterdã, Alemanha)


(Fonte: Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário