terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Iná Poggetti


Decisões

Qual a diferença que existe entre o fato de tomarmos decisões facilmente, o tempo todo no dia a dia e termos, muitas vezes dificuldades de tomarmos decisões quando no trabalho?

O que nos paralisa em determinados momentos quando precisamos tomar decisões?

O que vemos de diferente entre tomar uma decisão de vestir uma ou outra roupa e a decisão de desenvolvermos um projeto dessa ou daquela forma?

Já que tenho falado bastante a respeito da vida profissional (remunerada) das pessoas quero falar contigo hoje a respeito de decisões.

Tomar decisões.

Esse tema não se restringe unicamente a vida profissional de uma pessoa, mas é o local em que ela mais se vê cobrada dessa atitude por ela mesma e por outros.

Se você pensar em tomar decisões pode notar que as tomamos todo dia, todas as horas do nosso dia.

Decidimos a roupa que vamos vestir, o sapato, decidimos quanto tempo antes temos que sair de casa para chegarmos a um compromisso, etc... você já me entendeu.

Há pessoas que tomam decisões (difíceis muitas vezes) com relação aos filhos, com relação à família de forma geral, com relação à n coisas em sua vida.

Quando chega ao trabalho, fica esperando ordens do superior....

Não descarto a ideia de se ter um superior que não delega nada (o que, aliás, é muito comum), mas independente disso, há muitas coisas que uma pessoa (que sabe tomar decisões), pode fazer enquanto “espera” autorização dos superiores.

Focando agora minha atenção mais para as diferenças emocionais que tomam uma pessoa em casa, com decisões pessoais a tomar e pessoas no trabalho com decisões profissionais a tomar.

A diferença básica que entendo haver entre esses dois níveis de tomada de decisão é o automatismo e a necessidade de elaboração.

Explico melhor:

Automatismo:

As decisões tomadas de forma pessoal (geralmente) estão associadas a convenções já estabelecidas. Como você deve se vestir para ir ao trabalho, como você deve se vestir para ir ao clube, como você deve se vestir para ir a uma festa ou à igreja.

Já sabemos, ou pelo menos temos uma ideia de como as pessoas se vestem nesses lugares e, procuramos não destoar muito do convencional.

Necessidade de elaboração:

No trabalho, em primeiro lugar, se for uma comunidade que abriga vários setores, dependemos muito das posições desses outros setores antes de podermos tomar nossas próprias decisões.

Dependemos também de conhecermos o funcionamento tanto geral, quanto a política da empresa diante de situações muito variadas.

Essas variações ocorrem não só dentro da própria empresa (relativo ao espaço geográfico e á dinâmica entre os departamentos- forma de produção, política do desenvolvimento de projetos, etc.) quanto essa variação ocorre relacionada às várias épocas do ano, sem contar com as relações externas diretamente ligadas ao negócio do tipo fornecedores, clientes, terceirizados, etc.

Bem, nossas decisões estão ligadas a um emaranhado de variáveis das quais conhecemos (na maioria das vezes) muito pouco.

Esse conhecimento também depende do nível hierárquico que ocupamos em nosso trabalho.

Bem, se for enumerar fatores que justifiquem as diferenças entre nossas decisões básicas e as que nos exigem muito mais conhecimento, teria que ter muitas páginas aqui para discorrer sobre elas.

Então, para encurtar nossa conversa de hoje e ainda te dar alguma informação útil, posso dizer que a melhor maneira de tentarmos começar a resolver nossa insegurança relativa à enorme quantidade de informações que precisaríamos ter e não temos é a de nos informarmos.

Estudar, procurar conhecer os relacionamentos dentro da empresa, os relacionamentos da empresa com empresas parceiras ou prestadoras de serviço, etc., etc., etc.,.... e essa lista também iria longe...

Por hora é o bastante. Se gostar do assunto, se interessar por ele e na sua continuidade, faça um comentário.

Até o próximo post

Abraços.

Équilibré Cursos e Treinamentos
Rua Dr. Antônio Frederico Ozanan, 309, Limeira, SP
CEP-13480 688, Fone (019) 3034 4330
CNPJ: 14.057.242/0001-26                                








Nenhum comentário:

Postar um comentário