terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Iná Poggetti



Ou se “strumbica” ? -  como dizia o velho guerreiro “Abelardo “Chacrinha” Barbosa”
Para os mais jovens, que não sabem quem era o Chacrinha, aqui vai uma informação: era um apresentador de TV que repetia a frase: “Quem não se comunica, se strumbica” e tinha como característica marcante: uma buzina, com a qual selecionava os candidatos do seu programa.


O pensamento imediato a respeito de comunicação é relativo à fala. No entanto, estudos mostram que o que menos importa, ou o que menos influencia numa comunicação é exatamente a fala.

Quais são os outros fatores que atuam na comunicação?

Expressões:

Tanto corporais - gestos de mão e do corpo de forma geral, ou específica -  como faciais – caretas, movimentação da musculatura facial e jogo da cabeça ao falar, movimentação dos olhos, etc.

Tonalidade entonação, canto da fala.

Tons mais agressivos, mais suaves, acentuação em determinadas partes da frase, timbre da voz usada para expressar, etc.

Tudo isso, dependendo de como combinado, pode levar uma expressão simples tipo “bom dia” a ser interpretada pelo ouvinte como, desde uma saudação normal, até uma ofensa terrível....

Você imaginou que teriam tantos componentes as mensagens que você expressa no seu dia a dia? Pois é! 

Tem esses que eu citei e tantos outros mais que não irão caber aqui se eu for falar a respeito de todos os conhecidos e estudados.

E estou falando disso para você por que quero que cada vez mais você entenda sua importância no mundo e na comunicação entre os seus.

Cada pedacinho de você, expressa, fala, conta coisas.

Às vezes clientes perguntam se eu tenho bola de cristal ao definir certas particularidades deles.

Respondo: - Não! Não tenho bola de cristal. Só muitos anos de prática observando a mim mesma e aos outros, pois isso faz parte do meu trabalho e principalmente da minha vida.

O que de bom tem nessa prática de observação?

Posso dizer para você, que tem muita coisa boa:

1- Você sempre procura harmonizar o som que sai da sua boca com as expressões do resto do seu corpo.

Qual é a vantagem disso? Você pode perguntar...

Respondo: Você diminui muito as mensagens paradoxais que possa emitir. Torna-se mais clara e compreensível.

Além dos clientes atestarem isso para mim, tenho gravado em vídeo uma série de tutoriais para um software chamado Blender e os feedbacks que recebo dos usuários é justamente esse: a clareza das informações que são colocadas no vídeo.

Aproveitei acima, o assunto para fazer uma publicidade do meu canal do Youtube, que a  Cláudia já mantém aí ao lado, mas não pude resistir à tentação....

2- Você mantém um pensamento mais organizado, menos emocional, portanto com muito mais facilidade de perceber a diferença entre o fato de você estar sendo confuso numa comunicação, com o outro estar sendo confusa.

3- Já ouvi muitas vezes as pessoas no meu consultório sentindo-se burras, e uma investigação mais acurada, me levou a perceber que aquela pessoa na realidade, percebia a confusão da comunicação do seu interlocutor, no entanto (por admirar e/ou respeitar o interlocutor) não admitia que era o outro que fazia confusão, preferindo pensar que era burro/a ou estúpido/a.

Poderia continuar a identificar tais itens que nos dão vantagens ao melhorarmos as comunicações, mas ficaríamos aqui “ad eternum”, isto é: para sempre.

Encerro aqui, portanto, esperando que você faça um bom proveito dessas informações que passei e até uma próxima vez.

Boa semana

Abraço

Iná

Équilibré Cursos e Treinamentos
Rua Dr. Antônio Frederico Ozanan, 309, Limeira, SP
CEP-13480 688, Fone (019) 3034 4330
CNPJ: 14.057.242/0001-26                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário