quinta-feira, 25 de outubro de 2012

COMO PLANEJAR O MENU SEMANAL (GUIA PRÁTICO PARA MÃES E PAIS MUITO OCUPADOS)




Todos nós temos 24 horas no dia e sete dias na semana. Precisamos “nos virar nos 30″ e fazer o que precisa ser feito. Estando em casa durante o dia ou chegando som
ente à noite depois de trabalhar fora, existem algumas coisas que você pode fazer para não ficar tão estressada e facilitar a rotina de todos em casa. Criar um menu semanal é fácil e só demanda alguns passos. Veja como fazer isso para facilitar a hora de preparar a comida:

1. Simplifique
Tudo bem querer testar uma receita nova de vez em quando ou preparar um prato mais demorado ou complicado. Mas, em 98% dos dias, é melhor simplificar. Vá no conhecido, que você já sabe fazer e todos na sua família gostam. Faça uma lista dos pratos em um papel mesmo ou em uma planilha. Você certamente listará mais de sete pratos. Encontre variações entre eles. Exemplo: arroz com purê pode ser servido com uma variedades de carnes ou outros acompanhamentos. Tente listar todos.

A outra maneira de simplificar é fazer somente um prato por dia. Mesmo que você fique em casa, cozinhe somente uma vez para otimizar seu tempo. Faça o jantar (ou o almoço, depende da dinâmica de vocês) em quantidade dobrada e coma o restante na refeição seguinte.

2. Faça um inventário
Você possui três áreas de armazenamento de comida: despensa, geladeira e freezer (ou congelador). Veja o que já está armazenado (que pode ser usado) e o que você precisa comprar para cozinhar o que listou anteriormente. Essa será a sua lista de despensa semanal para comida. Pelo menos uma vez por semana, vá ao mercado e providencie tudo. Ou seja: você não precisará comprar comida todos os dias, muito menos perder tempo decidido o que irá comprar para cozinhar. Você já sabe com antecedência e economizou um tempo precioso.

3. Otimize
Se você tem freezer e não se importa de comer comida congelada, vá em frente! Você pode congelar arroz, feijão e outras opções para consumir ao longo da semana, apenas temperando e esquentando junto com algum acompanhamento. Eu gosto de comida feita na hora e esse é um dos luxos a que me permito. Isso também vale para comidas prontas, temperos prontos e outros. Vai do seu gosto. Otimize o que puder de acordo com a sua filosofia alimentar.

4. Varie
É claro que você pode instaurar sábado como o “dia da pizza”, mas será que estrogonofe toda segunda-feira terá o mesmo impacto? Será que não enjoa logo? Então procure variar as receitas o tanto que você puder. Se você faz espaguete toda semana, varie o molho: tomate, carbonara, branco, bolonhesa etc. Isso pode ser feito com todos os pratos, como o exemplo que dei lá em cima sobre arroz com purê.

5. Curta!
É bom ter as coisas no piloto automático, mas se por acaso você descobrir uma receita nova, simples e rápida, por que não? Eu adoro cozinhar e, se você também gosta, sabe do que eu estou falando: é uma delícia descobrir sabores novos e aumentar o repertório. Quem sabe você não acaba substituindo todo o menu atual, com o tempo?

FONTE: 
http://vidaorganizada.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário