terça-feira, 18 de setembro de 2012

Iná Poggetti


A banda de surdos

Recentemente, mais precisamente no final das Olimpíadas em Londres, num dos jogos do Brasil de Vôlei, (não me lembro contra quem) apareceu na TV, uma torcida muito animada, brincando, tocando instrumentos, conversando... Animadíssimos enfim...

Os torcedores conversavam, vibravam a cada ponto que seu time marcava contra o nosso e tocavam seus instrumentos comemorando.

Entra então na sala de TV, meu marido. Ele é fã de jogos de Vôlei, Basquete, Tênis. Senta-se e comenta, olhando para a torcida vibrante daquele país que jogava contra o nosso: - “olha que legal! Uma banda de surdos!!”

Eu não compreendi nada... aquela gente tocando aqueles instrumentos, vibrando, conversando entre si... como poderiam ser surdos? Aliás, eu não entendia sequer o propósito daquele comentário.

Não resisti: virei para ele e bravamente argumentei: “surdos como? Estão todos conversando, vibrando e não há nenhum sinal de outro tipo de comunicação que indique que possa haver algum surdo entre eles!!”

Do mesmo jeito que ele fez o comentário anterior, ele completou a explicação: “-O INSTRUMENTO que eles estão tocando chama-se SURDO!! Portanto, uma banda de Surdos – Instrumentos.”

Perdi o fôlego de tanto que ri naquele momento. Aliás, todos demos gargalhadas demais aquele momento, e depois em outros, pois por um bom tempo nos divertimos com aquela compreensão confusa da situação.

Tem várias coisas que podemos aprender com esses acontecimentos em nossa vida.

Uma das coisas que estou querendo ilustrar com essa historinha que aconteceu aqui em casa são os vários significados que uma fala, uma imagem, um conjunto de coisas pode adquirir.

Além disso, tento também ilustrar os caminhos que percorremos a partir dessa compreensão. Explico melhor:

Esse conjunto de reações que a confusão gerou, foi divertido, gozado, e rendeu boas risadas e  diversão.
Nem sempre as coisas caminham desse jeito. Muitas vezes, uma confusão do entendimento gera frustração, agressividade, mal estar.

Como sempre posso dizer que acredito, na maioria das vezes está em nossas mãos decidir o tipo de reação que teremos após uma confusão dessas.

Se você protestar, dizendo que não é fácil, vou concordar plenamente contigo. Não é fácil mesmo sairmos do lugar comum, sair do costumeiro, sair do que é familiar (embora não necessariamente bom pra nós).

Faz algum tempo que não cito meu filósofo favorito, eis que agora vou fazê-lo:


“Logo que, numa inovação, nos mostram alguma coisa de antigo, ficamos sossegados.”
                                                                                                                                         Friedrich Nietzsche


A ligação entre a minha introdução e a frase de Nietzsche é: o novo assusta, temos medo de mudanças, por desconfortável que esteja qualquer situação; sentimo-nos seguros com o antigo ou algo que se assemelhe ao antigo.

A resistência que temos e que constato no consultório, mostra a dificuldade em mudar e de se aventurar em formas novas de ver o mundo e a si mesmas.

Assim como sugerem algumas associações: dê um passo de cada vez, se você está interessado em experimentar mudanças e entender o mundo e a forma de viver de uma forma diferente.

Depois disso, valorize cada pequena mudança que conseguir fazer.

Grande parte das pessoas que conheço cometem esse “pecado”: se a mudança que elas fazem é considerada pequena, então ela é desconsiderada e jogada fora dos itens de valorização que se deve dar a uma mudança.

Agora me diga se você sabe como se constrói uma casa, um carro, como se cria um filho, como se aprende amar, como se constrói e se alicerça uma família?


Nada disso é do dia para a noite e cada um dessas coisas implica em atenção a mínimos detalhes. Cada uma dessas coisas implica em investimento, atenção, cultivo, valorização.

Pergunto: que tal investirmos assim também em nossas mudanças pessoais? Todo dia um pouco, toda hora por pequena que seja, todo o tempo, por mais tempo que leve.

Como já sugeri em outro post, já experimentou começar por comer a sobremesa antes do jantar??

Abraços

Iná


Équilibré Cursos e Treinamentos
Rua Dr. Antônio Frederico Ozanan, 309, Limeira, SP
CEP-13480 688, Fone (019) 3034 4330
CNPJ: 14.057.242/0001-26                                



Nenhum comentário:

Postar um comentário