quinta-feira, 3 de maio de 2012

Saia Justa!





17 dicas para sair daquelas situações de “saia justa”


Quem é que, vez ou outra, não passa por uma situação difícil ou embaraçosa e fica sem palavras? Seis consultores de etiqueta ensinam a sair de 17 micos que podem acontecer a qualquer hora…
1-Como pedir para um amigo deletar uma foto minha postada em uma rede social?
Apesar de ser sua imagem, o amigo só vai tirar a foto se ele quiser, então, é melhor negociar. Peça com jeito, diga que isso pode gerar constrangimentos para você.
2-Qual a melhor saída se eu estiver em uma festa com o mesmo modelo de vestido de outra garota?
Só há um jeito: ter senso de humor, circular e agir naturalmente. Ou seja, finja que não viu. Se alguém comentar algo, fale que a outra pessoa também tem bom gosto!
3-Um colega de trabalho me pede carona todos os dias. O que eu faço?
O melhor é ser franca, com habilidade. Dizer algo como “olhe, eu ficarei feliz em lhe dar carona sempre que puder, mas gostaria que você não tomasse isso como compromisso, já que muitas vezes tenho outras atividades e faço percursos diferentes”.
4-Uma amiga fez uma mudança radical no cabelo e ficou horroroso. Devo ser sincera?
A linha entre a sinceridade e a indelicadeza é muito tênue. Comente simplesmente que ficou diferente. Caso insista, diga que não faria no seu cabelo, mas se ela está feliz é o que importa.
5-Um paquera me convidou para sair e inventei uma desculpa. Mais tarde, eu o encontrei na mesma balada. Devo procurá-lo para me desculpar?
Nunca. Finja que nem viu, nada de ficar se explicando. Se ele questioná-la, diga que mudou
de ideia sobre sair naquela noite
e despeça-se gentilmente.
6-Estou gostando de um cara que não tem muitas experiências sexuais. E eu já participei de sexo grupal. Devo contar?
Considerando a grande diferença entre vocês, revelar sua intimidade
nesse momento poderá assustar e causar insegurança no parceiro. Segredinhos sobre sexo só devem ser partilhados quando se tem muita intimidade um com o outro.
7-Minha amiga pediu para eu ser sua fiadora. Como saio dessa?
Diga que se recusa justamente para preservar a amizade. Conte que foi fiadora de outra amiga e que a amizade foi desfeita por conta de problemas gerados. Por isso, você prometeu a si mesma nunca mais desempenhar esse papel.
8-Não gosto dos amigos do meu namorado e não quero sair com eles. Evito os encontros?
Em uma relação a dois, o melhor é a verdade. O jeito é falar que não se afinou muito com a turma, mas acha importante ele manter os amigos. Sugira que eles saiam juntos sem a sua presença.
9-Os pais do meu namorado prepararam um jantar para mim. O chato é que não como de jeito nenhum o prato principal.
Não existe recusa delicada. Todo mundo deseja que a visita se sinta bem e você vai acabar com a boa intenção deles. Um truque: pegue pouco e sirva-se mais de outros pratos. Outra saída é dizer que você é alérgica a tal alimento.
10-Uma colega, com quem preciso discutir vários assuntos, tem mau hálito. Devo falar algo?
Sim, ela pode até se constranger um pouco, mas vai agradecer com certeza. Porém, seja delicada, natural e não prolongue o assunto. Diga algo como “sabe, percebi que algumas vezes você fica com o hálito um pouco forte. Aconteceu comigo também (mesmo que não seja verdade, é só para criar uma empatia) e aí descobri que era um problema de digestão. Dê uma olhada nisso”. E pare por aí.
11-Meus amigos costumam dividir igualmente a conta do bar, mas não bebo tanto quanto eles. Como pagar só a minha parte?
Fale que está sem grana. E não precisa ficar constrangida, afinal essa é uma prática comum no exterior: bebidas alcoólicas por conta de cada um.
12-Fiquei bêbada em uma festa da faculdade e tentei beijar um amigo. Devo puxar assunto
no dia seguinte?
Jamais, nada pior do que ressaca moral. Quanto mais se toca no assunto, mais importante ele se torna.
13-Eu estava no banheiro falando mal de uma colega de trabalho
e adivinha quem apareceu?
Se você acha que vale a pena limpar a barra com a tal colega, chame-a de lado e diga que foi mancada sua, que o que você falou deveria ter dito diretamente para ela. Talvez essa franqueza desarme-a um pouco.
14-Peguei o namorado da minha amiga em uma situação bem íntima com outra garota…
Dá mesmo muita vontade de contar, mas você corre o risco de levar a pior. Pode ser que ele negue até a morte e não há como provar. Mas, se acha que a amizade de vocês é bem mais forte do que o namoro dos dois, pode até arriscar.
15-Pedi um vestido de festa emprestado, e sem querer acabei rasgando-o. Como saio dessa?
Peça desculpas à sua amiga. Dê a ela opções para resolver o problema. Uma delas é procurar
a loja onde o vestido foi comprado ou uma boa costureira para providenciar o conserto.
16-Bebi muito em um bar e meu chefe me viu. Peço desculpas?
Sim, mas seja simples, direta e não faça drama nem discursos. Diga algo como: “Não estou habituada a álcool e não percebi que passei da conta. Não vai acontecer de novo”.
17-Todo mês tem vaquinha na empresa para comprar presente. O que faço para não participar?
Fica um pouco antipático recusar, mas uma alternativa é propor a compra de um bolo no último dia do mês para comemorar todos os aniversários ao mesmo tempo. Sai bem mais barato e a comemoração é feita com todos juntos.





(Fonte: REDAÇÃO LUNNA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário