sexta-feira, 13 de abril de 2012

Sexta-feira 13


Uhuhu!Quem tem medo de sexta-feira 13? Acha que dá azar? Eu não acho mesmo, acho uma bobeira sem tamanho. Gato preto dá azar? Que nada, tadinho, é tão lindinho. Mas porque essas crendices sobre sexta-feira 13? Existem várias histórias ao redor dessa crença. Uma das mais conhecidas justificativas dessa maldição conta que Jesus Cristo foi perseguido por esta data. Antes de ser crucificado em uma sexta-feira, o salvador das religiões cristãs celebrou uma ceia que, ao todo, contava com treze participantes. 

Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder e influência exercidos pela Igreja dentro de seu país. Para contornar a situação, tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários, que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Enfurecido, segundo relatos, teria ordenado a perseguição dos templários na sexta-feira, 13 de outubro de 1307.


De acordo com outra história, a maldição da sexta-feira 13 tem a ver com o processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval. Antes de se converterem à fé cristã, os escandinavos eram politeístas e tinham grande estima por Friga, deusa do amor e da beleza. Com o processo de conversão, passaram a amaldiçoá-la como uma bruxa que, toda sexta-feira, se reunia com onze feiticeiras e o demônio para rogar pragas contra a humanidade.


Existem várias histórias sobre o tal azar de hoje. Respeito quem acredita, mas eu não ligo mesmo. Acho que azar é não lutar por seus sonhos e seus objetivos, mas isso fica para  outro post.  São curiosidades deste dia que pesquisei e quis contar prá vocês. Boa noite, muita sorte. Bjão

Nenhum comentário:

Postar um comentário