quarta-feira, 4 de abril de 2012

Boutique para homens!

The Beatles
Os Mutantes (Rita Lee ao centro)
Jimmy Page - Led Zeppelin
The Edge - U2
Sou amante da guitarra elétrica desde criança, e como tal sou fã do Rock, Jazz, Reggae e tudo o mais que a incorpore. Nasci no auge da Beatlemania e convivi com Jovem Guarda e Tropicalismo, enquanto lá fora ardiam Led Zeppelin, Black Sabbath, Rolling Stones. Minha juventude foi contemplada com a explosão do Rock nacional na década de 1980, onde figuravam Ultraje a Rigor, Blitz, Paralamas do Sucesso, Lulu Santos e no cenário internacional apareciam U2, Metállica, Iron Maiden, Guns´n Roses.

A coisa chata da história é que uma guitarra era difícil de comprar, pois até o governo Collor havia  a reserva de mercado para a indústria nacional e aquilo que fosse produzido no Brasil tinha sua importação proibida através de impostos de 200%, o que fazia com que o preço de uma guitarra Fender made in USA fosse similar ao de um carro. Outras marcas e modelos então, nem pensar.



Lembro-me de comprar minha primeira boa guitarra, numa época em que o Real era recém-nascido e tinha cotação frente ao dólar de mais ou menos 1 x 1 . Porém, ainda havia algo que me desagradava muito que era o atendimento nas lojas. A pouca idade dos vendedores, a alta rotatividade nas lojas, somada à falta de atenção e educação fazia com que o atendimento fosse uma experiência amarga. Apesar de ser um tanto irritante, sempre insisti em fazer esse turismo musical e tentar conhecer as novidades, lançamentos e cotações de algumas coisas que me interessavam. Minha estratégia para me poupar de dissabores, era saber muito bem o que queria e ser “ cirúrgico “ na compra.

Até que um dia dei sorte!

Guitarra Bad Horsie - Ibanez
Certo dia, vi uma loja com uma pequena vitrine na rua Cristiano Vianna, no Bairro de Pinheiros em São Paulo, através da qual era possível ver algumas guitarras e alguns pedais meio raros. Temeroso, contrariei meu instinto e me atrevi a entrar.

James Hetfield - Metallica



O que encontrei foi um templo. Num pequeno espaço bem organizado, muito agradável e aconchegante estavam expostas guitarras incomuns, destinadas a um público que deseja um instrumento diferenciado, um modelo ou configuração de componentes especial, , até mesmo Signature Series, que são assinadas pelos guitarristas que as fizeram famosas.

Ricardo (esq) e Henrique (dir)
Durante a visita conheci Ricardo Macedo e Henrique Sanchez, proprietários e hoje meus amigos, que se empenharam em entender minhas necessidades e fornecer muita informação sobre tudo que foi perguntado, material de gente estudiosa que conhece a fundo o ramo em que atua. 
Muitos artistas   atuais são clientes frequentes da loja, mesmo assim o atendimento é excelente e ninguém fica no vácuo, como é corriqueiro em outros locais. 




Jimmy Hendrix






Não sei se é possível mensurar para aqueles que não tem o hábito de manusear instrumentos musicais a sensação que um local como esse é capaz de produzir. São instrumentos que estão impressos em nossas mentes, mesmo quando não se percebe, pois quando pensamos em uma banda, ou num músico como Hendrix, Jimmy Page do Led Zeppelin, ou James Hetfield do Metallica, vem à mente suas imagens empunhando uma guitarra. E é esse tipo de instrumento iconográfico que você encontra na Two Tone. Posso comparar a Two Tone a uma boutique onde se encontram os produtos mais exclusivos.

Gibson Custom Shop
Two Tone
Certificado de autenticidade das TT
Para  que se tenha uma ideia de sua relevância no mercado, a Two Tone obteve da Gibson, a marca mais respeitada e desejada por qualquer guitarrista do planeta, a primeira partida de guitarras feitas sob encomenda para uma loja no Brasil, para as quais eles escolheram cor, configuração elétrica, captadores, ponte, ferragens, etc. Foram confeccionadas 10 unidades, com as inicias ( TT ) e numeradas de 01 a 10, com o logo da loja no certificado de autenticidade emitido pela fábrica. Já esse detalhe do logo foi a primeira vez na história da Gibson, que nunca concedeu tal benesse a nenhuma loja do mundo.

Henrique e Ricardo dizem que o perfil de seus clientes são os caras de 30/40 anos, que durante algum tempo se dedicaram aos estudos e depois de estabilizados em suas carreiras voltam a curtir seu hobby da juventude. A Two Tone participa desse processo selecionando instrumentos de alta qualidade, de valor histórico, mas principalmente permitindo que um mortal como eu possa adquirir essas relíquias sendo muito flexível na negociação e oferecendo possibilidade de fazer o pagamento de forma parcelada. Por isso, minha esposa diz que "quando meu pescoço fica vermelho" é melhor comprar logo, por que vou acabar voltando e comprando depois.




Encontrei muitos tesouros nesse local e alguns, pude trazer para minha coleção. Estou sempre visitando o site ou a loja, pois me surpreendem  a todo momento com séries maravilhosas, como uma guitarra igual à utilizada por John Lennon na música “ Revolution “ dos Beatles, ou como a de B.B. King, ou modelos raros da Fender, como as envelhecidas, com aspecto de terem sido tocada em Woodstock e rodado o mundo por anos a fio no bagageiro de uma van.



  Bem, por tudo que relatei e por muito mais que não é possível expressar pela linguagem escrita, recomendo que você conheça essa loja e essas pessoas que, antes de mais nada, são muito do bem e trabalham para trazer felicidade a seus clientes, pois quem adquiri uma preciosidade dessas ri sozinho por um bom tempo.Visite o site da Two Tone porque vale a pena, que seja ao menos para conhecer detalhes interessantes sobre esses instrumentos especiais.    


             www.twotone.com.br


Clayton Comunian



Nenhum comentário:

Postar um comentário