quinta-feira, 22 de março de 2012

Teatro em casa

Vi essa reportagem no site da Revista Casa Cláudia e achei muuito interessante, ousado e criativo. Por isso, resolvi compartilhar com vocês, espero que gostem! Vou postar o texto e as fotos na íntegra.



Atriz monta teatro na garagem de casa
Anette Naiman usou o espaço da garagem de sua casa para construir o próprio teatro.
Anette Naiman era uma criança mentirosa. Às amigas, dizia que, no sótão de sua casa, havia uma caixa-preta com muitos brinquedos. Na casa, havia apenas a fantasia de uma criança. O tempo passou, a menina Anette cresceu e fez do ato de fingir sua profissão. Virou atriz. Hoje, com 36 anos, ainda diz aos amigos que, em sua casa, há uma caixa-preta com muitos brinquedos. E há: Anette construiu um teatro, todo preto, na garagem da própria casa. Tornou realidade a caixa-preta da infância.
A história do teatro na garagem
Anette é carioca, judia e, desde sempre, atriz. Aos 9 anos, ficou órfã de mãe e, aos 16, se mudou para São Paulo após perder o pai. Para recomeçar a vida, mudou-se para Israel a trabalho. Morou em um Kibutz, foi tradutora, faxineira, garçonete. Adulta, voltou ao Brasil, conheceu seu marido, casou-se e teve seu primeiro filho.
Em 2000, grávida do segundo filho, Anette resolveu construir, acima da garagem de sua casa, uma sala de bagunça para as crianças. Iniciada a reforma, o engenheiro percebeu que, na frente da sala de bagunça, seria necessário um degrau por causa do portão, localizado logo abaixo. A atriz concordou. “Concluída a obra, percebi que aquele degrau da sala de bagunça poderia se transformar no meu palco e que aquela sala, grande e escura, poderia ser meu ambiente de trabalho, o meu teatro”, conta.
Quatro anos mais tarde, ela estava no degrau do teatro de sua garagem, encenando Lygia Fagundes Telles. Surgia o teatro na garagem, o teatro-secreto, a caixa-preta de Anette, com capacidade de receber até 30 espectadores.
Mãe-atriz, pai-bilheteiro e filhos-contra-regras
Ter um teatro dentro da própria casa acabou aproximando toda a família do mundo das artes. Nos ensaios, os filhos começaram a palpitar, fato que fez com que a mãe os chamasse de contra-regras. O marido, além de patrocinador das peças, desempenha um papel fundamental na hora das apresentações: fica no andar de baixo, na garagem, vendendo os bilhetes da apresentação. Na hora da apresentação, o marido recebe os clientes – geralmente amigos e conhecidos - na garagem, pintada com mensagens de espectadores. Anette conta que, quando chegam, muitos pensam que a apresentação será na própria garagem. Surpreendem-se ao subirem e se depararem com a caixa-preta-teatro. E não é para menos: o teatro possui cenário, iluminação e camarim, como um teatro comum. Na fase de preparação também está a nova peça de Naiman, que deve estrear em março no

Nenhum comentário:

Postar um comentário